Conteúdo e horário mais atraentes levam jovens e adultos de volta para a sala de aula em Minas Gerai
- CESEC Profa. Maria Emília da Rocha
- 14 de set. de 2016
- 1 min de leitura

Evasão no ensino médio da Educação de Jovens e Adultos em 2016 é a menor registrada no estado. Número de alunos e de escolas que oferecem a EJA aumenta.
Em todo o estado, 1.391 escolas estaduais distribuídas pelos 17 territórios oferecem a modalidade Educação de Jovens e Adultos. As aulas têm 45 minutos e vão de 19h às 22h15. O ensino fundamental é dividido em quatro períodos, podendo ser concluído em dois anos. Já o ensino médio tem três períodos e é realizado pelo aluno em um ano e meio.
“Se a educação é direito de todo cidadão, não importa a idade da pessoa e quando ela parou de estudar. Ela precisa ter a oportunidade de voltar para a sala de aula e receber um ensino de qualidade”, defende a superintendente de Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação (SEE), Cecília Resende.
A rede pública estadual oferece a EJA para os anos finais de ensino fundamental, a partir de 15 anos, e EJA do ensino médio a partir de 18 anos. Os cursos da Educação de Jovens e Adultos ofertados nas escolas estaduais são presenciais. Os conteúdos são trabalhados em períodos semestrais, e a oferta de vagas é feita no início de cada semestre.
Nos Centros Estaduais de Educação Continuada (Cesec) são ofertados cursos semipresenciais. Não exigem frequência diária obrigatória, possibilitando ao aluno flexibilidade quanto ao tempo para estudos e liberdade para fazer sua própria organização curricular. A matrícula pode ser efetuada a qualquer época do ano.
Fonte: Agência Minas Gerais
Comments